POLÍTICA


Proximidade entre Elmar e governo é interesse de Lula em atrair ‘boas forças’, diz Jerônimo

Integrante da oposição liderada pelo ex-prefeito ACM Neto na Bahia, deputado esteve na comitiva que viajou com o presidente à Rússia e à China

Foto: Yuri Abreu/MundoBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta sexta-feira (23) que a relação de proximidade mantida atualmente entre o deputado federal Elmar Nascimento (União Progressista) e o presidente Lula sinaliza o interesse do petista em atrair “boas forças” políticas para seu entorno.

“O que está acontecendo nacionalmente é o Lula dialogando, como sempre fez, atraindo as forças dos diversos partidos. Ele não teve o sucesso que queria, mas ele conseguiu sentar e apresentar, por exemplo, para o União Brasil que queria caminhar juntos, inclusive com ministros dentro. Da mesma forma, outros partidos”, disse Jerônimo em conversa com jornalistas em um agenda no Porto de Salvador.

“O Lula faz isso para poder atrair as boas forças e dizer ‘olha, nós precisamos construir o país’, mesmo tendo oposição, de uma forma mais planejada, mais organizada. E a presença do Elmar, como uma liderança na Bahia, uma liderança na Câmara, é claro que o Lula se interessou em atrair. É isso”, reiterou o governador.

Integrante da oposição liderada pelo ex-prefeito ACM Neto na Bahia, Elmar tem flertado publicamente com o governo, movimento que intensificou no fim do ano passado, quando buscou apoio do PT em sua naufragada candidatura à presidência da Câmara.

Há poucos dias, o deputado esteve entre os membros da comitiva que viajou com Lula à Rússia e à China.

Atualmente, o União Brasil comanda os ministérios das Comunicações e do Turismo.

Em abril, o governo anunciou o deputado Pedro Lucas como novo ministro da primeira pasta, no lugar de Juscelino Filho, que deixou o cargo após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-geral da República) por supostos desvios de emendas parlamentares.

Líder do partido na Câmara, Pedro Lucas decidiu recusar o convite dias depois, o que gerou constrangimento no Planalto.

As declarações de Jerônimo foram dadas durante evento em que os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Rui Costa (Casa Civil) anunciaram investimentos de R$ 1,5 bilhão do governo federal para os portos de Aratu e de Ilhéus.