POLÍTICA


Jerônimo deve ser ouvido pela CPI do Crime Organizado em dezembro

Governador da Bahia e o secretário Marcelo Werner foram convocados para prestar esclarecimentos sobre facções, violência e ações de segurança

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente da CPI do Crime Organizado, senador Fabiano Contarato (PT-ES), afirmou nesta quarta-feira (19) que os governadores devem ser ouvidos pelo colegiado a partir da primeira semana de dezembro.

Pela Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, foram convocados para falar com a comissão. A intenção é colher esclarecimentos e debater sobre a atuação de facções, índices de mortes violentas, além de boas práticas adotadas pelo estado.

Os convites aos chefes estaduais foram aprovados logo na primeira reunião da CPI, em outubro. Na época, os senadores aprovaram requerimentos para ouvir diversas autoridades, como ministros, governadores, secretários e os chefes da Polícia Federal.

A Comissão foi criada para investigar a evolução do crime organizado no Brasil e tem prazo de funcionamento até abril de 2026. A expectativa é que os encontros com os governadores se estendam até o próximo ano.