POLÍTICA


Jerônimo desconversa sobre 2026 e diz que foco é manter unidade da base: ‘Não vou discutir esse tema’

Segundo o governador, é 'da política' que os parlamentares se pronunciem sobre o assunto

Foto: Matheus Morais/MundoBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) evitou comentar sobre as eleições de 2026 nesta segunda-feira (19). Ao ser questionado sobre o tema, o petista afirmou que é normal que outros parlamentares se pronunciem sobre o assunto e ressaltou a importância de manter a unidade do grupo político.

“Eu não estou em 2026 ainda, gente. Não vou discutir esse tema agora. Não é o governador que vai fazer isso. Os partidos, os deputados e senadores até podem se pronunciar, é natural, inclusive, é da política”, afirmou em coletiva de imprensa.

O chefe do Executivo baiano também citou como legítimas as manifestações do senador Jaques Wagner (PT) e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), que já se colocaram à disposição para a disputa ao Senado. No entanto, pontuou que ainda é muito cedo para comentar sobre o cenário no governo da Bahia em 2026.

“Eu vi Jaques [Wagner] e o Rui se colocando à disposição para a vaga do Senado, de uma forma muito elegante. O Otto Alencar também se pronunciou sobre a situação de um tipo de chapa, eles podem. Eu não posso, eu tenho que manter a unidade do grupo e vou trabalhar até o último dia, até a última hora para garantir isso, e ter uma chapa forte, isso é princípio”, disse.

“Ter uma chapa boa pra gente poder concorrer bem, ajudar o presidente Lula, caso seja ele o candidato, não tenho dúvida, mas não posso dizer que é, mas até o desejo nosso é que for, mas é tudo muito cedo ainda e eu vou trabalhar na minha base com os partidos para a gente poder juntar e criar mais força”, acrescentou o petista.

Rui Costa e governo da Bahia

Nesta segunda-feira (19), a coluna Lauro Jardim, do jornal O GLOBO, informou que, apesar de demonstrar interesse em disputar o Senado, o ministro Rui Costa (PT) não teria descartado a possibilidade de disputar o Palácio de Ondina no próximo ano, caso Jerônimo Rodrigues (PT) perca o fôlego na tentativa de se reeleger.

Ao MundoBA, a deputada federal Alice Portugal comentou sobre os rumores e afirmou que o petista tinha a liberdade de escolher qualquer pleito para se candidatar, mas saiu em defesa da gestão de Jerônimo.

“O ministro Rui Costa tem a legitimidade para ser candidato a tudo. No entanto, o governador Jerônimo está aprovado. É um professor e está tirando nota alta. Veja o diálogo que ele está mantendo com os estudantes, o diálogo com os professores, pagou um piso mais alto do que o nacional. Roda a Bahia inteira em busca de muitos investimentos. Enfim, é um governo que tem nos dado muita satisfação em acompanhar e não há por que, no caso dele, não ter reeleição”.