POLÍTICA


Jerônimo defende fortalecimento de consórcios municipais na Bahia

Governador destaca experiências em saúde, infraestrutura e aterros sanitários como caminhos para dividir responsabilidades

Foto: Maria Eduarda Moreira/MundoBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância dos consórcios municipais como instrumentos de cooperação para enfrentar os principais desafios da gestão pública, durante a 7ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia, em Salvador, nesta terça-feira (9). Segundo ele, a união entre prefeitos têm possibilitado avanços em áreas essenciais, como saúde e infraestrutura, fortalecendo a capacidade de resposta dos municípios.

Na área da saúde, Jerônimo destacou a atuação conjunta em policlínicas regionais, hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs), o que permite atender demandas coletivas de forma mais eficiente. “Essa modelagem de consórcio não vai tirar o poder e a centralidade dos prefeitos, mas vai dividir a responsabilidade”, afirmou.

No campo da infraestrutura, o governador citou iniciativas ligadas a estradas vicinais, pavimentação e também ao manejo de resíduos sólidos. Ele destacou o exemplo do Baixo Sul, onde a região de Itacaré já conta com um modelo embrionário de aterro sanitário, considerado referência. “Aterro é muito caro, então, é bom quando os municípios se organizam para poder enfrentar seus temas”, observou o governador.