POLÍTICA


Jaques Wagner destaca avanço da agricultura familiar na Bahia e critica negligência no governo Bolsonaro

Senador ressaltou investimentos e políticas que impulsionam o setor no estado

Foto: Lucas Vieira/MundoBA

 

O senador Jaques Wagner (PT), que participa do lançamento do Plano Safra 2025/2026, em Salvador, nesta quarta-feira (23), destacou o crescimento da agricultura familiar na Bahia e pontuou que o setor era negligenciado no governo anterior, em referência à gestão de Jair Bolsonaro (PL).

“A agricultura familiar é como de fosse uma filha. Eu cheguei ao governo e a agricultura familiar era pouco atendida pelo governo anterior, não tinha assistência a até ganhar altura, não tinha financiamento”, afirmou.

O senador ressaltou ainda que, atualmente, o setor está “bombando” e presente em espaços como a Ceasa do Rio Vermelho e a Feira da Agricultura Familiar, realizado na orla da capital baiana. “O povo da cidade adora ver o campo, o povo que produz comida melhorando a sua vida”, comentou.

O líder do governo no Senado também ressaltou o apoio do atual governo ao setor, por meio de equipamentos, tratores e emendas parlamentares. “Aqui hoje tem muito trator, muito equipamento, muito de emenda dos parlamentares, deputados estaduais e federais, senadores e, para mim, esse é o papel de governo: impulsionar e apoiar as pessoas que querem trabalhar”, complementou.

O Plano Safra 2025/2026 prevê a entrega de máquinas e equipamentos para as prefeituras e empreendimentos do setor, além do edital da SDR/Bahiater, que irá beneficiar 320 agroindústrias ativas, com investimento de R$ 35 milhões por ano, ao longo de três anos.