POLÍTICA


Jaques Wagner celebra isenção do Imposto de Renda: ‘É um presente direto para o povo’

Senador baiano destacou que a medida reduz desigualdades e estimula a economia; projeto, aprovado por unanimidade no Senado, aguarda sanção do presidente Lula

Foto: Lucas Franco/MundoBA

 

O senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), comentou na manhã desta sexta-feira (7) sobre a aprovação do projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil e eleva a taxação sobre rendimentos mais altos.

Aprovada por unanimidade no Senado, Wagner comentou que o projeto é “motivo de orgulho”.

“Pra mim é motivo de orgulho, porque se hoje a gente vive um tempo estranho, de muita guerra, muito conflito, é pela falta de valorização do mundo do trabalho. Há um descompasso muito grande entre o valor do trabalho e o valor do capital. Nada contra o lucro daqueles que trabalham, têm suas empresas e ganham, mas é preciso que a gente comece a equilibrar um pouco mais as coisas, para evitar que o Brasil continue pontuando como um dos países mais desiguais do mundo”, afirmou o senador em discurso durante evento no Mercado Modelo.

O petista argumentou que por mais que o Brasil tenha uma “economia importante” a “distância entre os ricos e pobres é muito grande”.

Jaques comentou como esse dinheiro, que seria usado para pagamento de impostos, será utilizado pelas famílias.

“Esse dinheiro não vai ficar guardado [para pagamento do IR]. Esse dinheiro vai se transformar num milheiro de bloco para fazer uma melhoria na sua casa, vai se transformar em mais comida na mesa, vai se transformar em uma roupa melhor para o filho nosso”, exemplificou o parlamentar.

O ex-governador finalizou dizendo que a medida é um “presente direto” para toda a população.

“Esse passo que nós estamos dando como governo federal, com a contribuição da Câmara dos Deputados e do Senado, que votaram essa matéria, é um presente direto, não só para aqueles que vão ficar isentos, mas para a economia daqui de Salvador e do Estado Bahia, que esse dinheiro vai voltar para dentro da economia sob a forma de consumo e, portanto, gerar mais emprego”, acrescentou Wagner.

Projeto de isenção do IR

O texto, que foi aprovado por deputados e senadores, aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo estimativas do governo, cerca de 25 milhões de brasileiros devem pagar menos impostos, enquanto aproximadamente 200 mil contribuintes terão aumento na cobrança.