POLÍTICA


Janja utilizou avião da Força Aérea Brasileira em agenda no Rio, diz site

Voo foi solicitado por ministério para evento oficial; visita a escola de samba não consta na justificativa enviada

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

 

A primeira-dama Janja da Silva utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), em 6 de outubro, para compromissos no Rio de Janeiro que incluíram visita ao barracão da Acadêmicos de Niterói. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

No mesmo deslocamento estavam as ministras Anielle Franco e Luciana Santos. Segundo a publicação, o voo foi solicitado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que informou à Aeronáutica que a agenda oficial seria a participação no lançamento da Conferência da Década dos Oceanos de 2027. O documento encaminhado à FAB não mencionaria a visita à escola de samba. Janja participou do evento ambiental como “enviada especial da COP”.

De acordo com as regras vigentes, o uso de aeronaves da FAB é permitido quando há ministros de Estado a bordo, desde que sejam informados o motivo da viagem, datas, horários e lista de passageiros. O decreto que disciplina o transporte aéreo de autoridades estabelece critérios de prioridade, como emergências médicas, questões de segurança e compromissos de serviço, além de prever o compartilhamento de voos.

A passagem da primeira-dama pela Acadêmicos de Niterói ocorreu meses antes de a escola desfilar na Sapucaí com enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desfile gerou questionamentos de partidos de oposição, que apontaram possível uso de recursos públicos e de estruturas governamentais na organização da participação de autoridades na homenagem.