POLÍTICA


Jair Bolsonaro se torna, segundo a PF e decisão do STF, o quarto ex-presidente brasileiro a ser preso 

Ordem de Alexandre de Moraes atende solicitação da Polícia Federal após convocação de vigília em frente à casa do ex-mandatário 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Segundo informações divulgadas pela Polícia Federal e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi detido na manhã deste sábado (22), após o ministro Alexandre de Moraes atender a um pedido de prisão preventiva. A PF argumentou que a convocação de uma vigília em frente à residência do ex-mandatário poderia colocar a ordem pública em risco. 

A medida não está diretamente ligada à condenação imposta em setembro, na qual o STF aplicou pena de 27 anos e três meses de prisão no processo relativo à chamada “trama golpista”. De acordo com a defesa, Bolsonaro tem saúde fragilizada, e um pedido de prisão domiciliar ainda aguarda análise da Corte. 

Com a detenção, Bolsonaro passa a integrar a lista dos ex-presidentes brasileiros que já foram presos desde a redemocratização.  

Relembre os ex-presidentes detidos no período democrático 

Luiz Inácio Lula da Silva – O atual presidente foi preso em abril de 2018 no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão do então juiz Sérgio Moro afirmava que Lula teria recebido um apartamento triplex no Guarujá (SP) como propina da construtora OAS. 

Michel Temer – Também investigado pela Lava Jato, Temer foi preso preventivamente em março de 2019 sob suspeitas de corrupção. 

Fernando Collor de Mello – O ex-presidente foi detido em 24 de abril deste ano, em Maceió (AL), após condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo envolvendo desvios na BR Distribuidora. 

Jair Bolsonaro – Agora, segundo autoridades responsáveis pela operação, junta-se ao grupo de ex-mandatários que passaram pela prisão no período democrático.