POLÍTICA


Itamaraty acusa EUA de ‘intromissão indevida’ em decisões do Judiciário brasileiro

Governo brasileiro critica declarações de autoridades dos EUA sobre atuação do STF

Foto: Arquivo/Agência Brasil

 

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil criticou, nesta terça-feira (15), manifestações recentes dos Estados Unidos sobre decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e classificou as declarações como uma “nova intromissão indevida e inaceitável” em assuntos internos do país.

Por meio de nota oficial, o Itamaraty repudiou falas atribuídas ao Departamento de Estado norte-americano e à embaixada dos EUA em Brasília. “O governo brasileiro deplora e rechaça, mais uma vez, manifestações do Departamento de Estado norte-americano e da embaixada daquele país em Brasília que caracterizam nova intromissão indevida e inaceitável em assuntos de responsabilidade do Poder Judiciário brasileiro”, diz o comunicado. “Tais manifestações não condizem com os 200 anos da relação de respeito e amizade entre os dois países”.

A reação do governo brasileiro ocorreu após o subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattle, relacionar a nova tarifa de 50% anunciada por Donald Trump contra produtos brasileiros a decisões do ministro Alexandre de Moraes e à postura do governo Lula em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro é investigado por ser suposto líder de uma organização criminosa que teria articulado uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, em 2022.