POLÍTICA


Lula diz que fraudes no INSS estão sendo investigadas pela PF: ‘Aposentadoria é direito sagrado’; assista

Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (11), Lula anunciou início de adesão ao acordo para ressarcimento de vítimas de fraudes no INSS

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (11) o início do prazo de adesão ao acordo que prevê o ressarcimento de aposentados e pensionistas vítimas de fraudes relacionadas a descontos indevidos no benefício do INSS. O pagamento dos valores está previsto para começar em 24 de julho.

Em vídeo publicado nas redes sociais — veja abaixo —, Lula explicou que o acordo foi firmado entre o governo federal, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com homologação do Supremo Tribunal Federal (STF). “O nosso governo convida, a partir de hoje, ao acordo que garante o seu dinheiro de volta integralmente e corrigido pela inflação”, afirmou o presidente.

A medida vale para beneficiários que contestaram os descontos e não receberam resposta das entidades envolvidas. O pagamento será feito em parcela única.

Lula ainda destacou que as fraudes estão sendo investigadas pela Polícia Federal. “A aposentadoria é um direito sagrado”, disse.