POLÍTICA


Índice de Governabilidade de Lula diminui pelo segundo mês consecutivo, segundo estudo

Índice de Governabilidade volta a cair em julho e atinge 46,2%, marcando o segundo mês seguido de desgaste para o governo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

No segundo mês seguido, o Índice de Governabilidade (I-Gov) do presidente Lula (PT) registrou nova piora em julho, caindo de 46,8% para 46,2%, segundo levantamento da 4Intelligence. O indicador mede a capacidade do governo de pôr em prática suas prioridades em relação aos demais Poderes e à receptividade do público. 

No Legislativo, Lula se manteve estável, cerca de 19%, com aprovação de duas medidas provisórias e no Judiciário houve leve queda. Apesar de manter um índice elevado (78% ante 82%), a governabilidade de Lula junto ao STF sofreu impacto por decisões pontuais desfavoráveis. No entanto, o desempenho foi observado na opinião pública, que mostrou melhora desde a pior marca da gestão (de 40% para 42%) puxada por pesquisas como Quaest, Datafolha e Poder Data.

Lula registra 11 pontos atrás de Bolsonaro (PL) no mesmo período de 2021 e inferior aos seus dois primeiros governos (83% em 2005 e 71% em 2009). A 4Intelligence prevê nova queda para agosto, em meio ao cenário marcado por ações de obstrução da oposição no Congresso em retaliação à prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro e à possível ameaça dos partidos PP e União Brasil romperem com o governo.