POLÍTICA


‘Grande derrota da família Bolsonaro’, diz Gleisi sobre retirada de sanções contra Moraes

Ministra celebra decisão americana e credita ao presidente Lula articulação pela revogação das restrições

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

 

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, comemorou nesta sexta-feira (12) a retirada das sanções da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes. Para ela, a decisão anunciada pelo governo dos Estados Unidos representa “uma grande derrota da família de Jair Bolsonaro”.

Pelas redes sociais, Gleisi afirmou que o resultado é fruto direto da articulação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria levado o assunto à mesa do presidente Donald Trump. “Foi Lula quem colocou esta revogação na mesa de Donald Trump, num diálogo altivo e soberano”, escreveu. Ela completou dizendo que o desfecho desfavorece a família Bolsonaro, a quem chamou de “traidores que conspiraram contra o Brasil e contra a Justiça”.

As sanções, impostas em julho, impediam Moraes e sua esposa de manter bens nos Estados Unidos e restringiam qualquer relação comercial com empresas americanas, inclusive serviços financeiros que dependem do sistema bancário do país. Na prática, cartões, contas e transações bancárias vinculadas a redes internacionais também ficaram limitados.