POLÍTICA


Governo Lula pretende medir impacto político de Blindagem e anistia

Intenção do governo é analisar especialmente os desdobramentos políticos do episódio

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Integrantes do Palácio do Planalto encomendaram pesquisas para avaliar o impacto das manifestações contrárias à chamada PEC da Blindagem e ao PL da Dosimetria.

De acordo com a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a intenção do governo é analisar especialmente os desdobramentos políticos do episódio, com foco na repercussão sobre a imagem do presidente Lula, do Centrão e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Aliados de Lula não comemoraram apenas a derrubada da PEC da Blindagem no Senado, em votação na quarta-feira (24). Nos bastidores, lideranças petistas também avaliam possíveis ganhos eleitorais com o tema.

Na visão de alguns dos interlocutores do presidente Lula, o governo Lula pretende medir impacto político de blindagem e anistia, especialmente contra candidatos da oposição que planejam deixar a Câmara dos Deputados.

A interpretação dos petistas é que, mesmo com o tema saindo de pauta após a derrocada da PEC, candidatos governistas poderão “lembrar” o eleitorado de que deputados bolsonaristas, por exemplo, foram a favor da proposta.