POLÍTICA


Governo Lula negocia com EUA para evitar tarifaço sobre alimentos e aviões da Embraer

Os EUA são o principal destino das exportações brasileiras nessas áreas

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

Esta previsto que nesta sexta-feira (1º) os Estados Unidos comecem a cobrar uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros e, com a data próxima, o governo Lula intensificou as negociações para tentar proteger setores estratégicos da economia, como o agronegócio e a indústria aeronáutica. O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, tem conduzido conversas com autoridades americanas para tentar tirar da lista produtos como suco de laranja, café e aviões da Embraer. As informações são da Folha de S. Paulo.

Os EUA são o principal destino das exportações brasileiras nessas áreas. O Brasil lidera a produção mundial de suco de laranja, é o maior exportador de café para o mercado americano e tem na Embraer uma das principais fornecedoras de jatos comerciais de médio porte para as companhias aéreas dos Estados Unidos.

Para tentar reduzir os prejuízos, o governo também discute medidas internas, como a criação de um fundo emergencial para apoiar as empresas atingidas e programas de proteção ao emprego, parecidos com os que foram usados durante a pandemia. O ministro Fernando Haddad indicou que o plano de contingência está pronto e depende da autorização final de Lula.

Alckmin reforçou que a prioridade é resolver o impasse pela conversa, mas ressaltou que o Brasil vai defender sua soberania, principalmente em relação aos minerais estratégicos, que também despertam o interesse dos americanos.