POLÍTICA


Governo Lula anuncia expansão de programa que financia cursinhos populares

Meta é chegar a 500 projetos atendidos em todo o país.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O governo federal vai ampliar a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), iniciativa que financia cursinhos pré-vestibulares comunitários em diversas regiões do Brasil. O anúncio foi feito neste sábado (18) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante um encontro com estudantes em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

Segundo o ministro, um novo edital para adesão ao programa será lançado em dezembro. A meta do governo é aumentar o número de cursinhos apoiados de 384 para 500 unidades em todo o país.

O CPOP é um programa do Ministério da Educação que repassa até R$ 163,2 mil para cada cursinho selecionado. Os recursos podem ser usados para pagar professores, coordenadores, equipe técnica e também para oferecer auxílio-permanência de R$ 200 mensais, por seis meses, a até 40 alunos por unidade.

O anúncio foi feito ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também discursaram no evento.

Durante a fala, Lula defendeu a criação de uma “doutrina latino-americana” nas universidades, com foco na integração e autonomia da região. Ele citou a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no Ceará, e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, no Paraná, como exemplos de instituições voltadas para esse tipo de produção acadêmica.

O presidente também falou sobre a intenção de universalizar o programa Pé-de-Meia, que concede auxílio financeiro a estudantes do Ensino Médio como forma de reduzir a evasão escolar. “Precisamos garantir que todos tenham direito de estudar”, afirmou.