POLÍTICA


Governo exonera pessoas indicadas por deputados baianos que votaram contra MP do IOF

Superintendentes e diretores estão entre os atingidos

Foto: Câmara dos Deputados

 

O Governo Federal exonerou, nesta semana, pessoas indicadas por deputados baianos que votaram contra a Medida Provisória 1303/2025, que tinha como intuito buscar alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Entre elas, estão quatro superintendentes do Ministério da Agricultura; uma diretora do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); três diretoras regionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); uma superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e uma vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF).

Os servidores comissionados foram indicados principalmente por deputados federais do União Brasil, como Arthur Maia (União Brasil) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA). Com informações do Bahia Notícias.

O plenário da Câmara dos Deputados decidiu retirar de pauta a Medida Provisória 1303/2025 na quarta-feira da semana passada (8). A decisão ocorreu após uma votação com 251 votos favoráveis e 193 contrários.

A MP era considerada estratégica pela equipe econômica do governo, que estimava arrecadar cerca de R$ 17 bilhões em 2026, ano de eleições gerais. O texto previa mudanças na tributação de investimentos, fintechs e compensações tributárias.