POLÍTICA


Governo e oposição travam disputa na pauta da Segurança Pública

PEC da Segurança Pública e projetos sobre facções e milícias viram campo de embate político entre Planalto e opositores no Congresso Nacional

Foto: Pedro França/Agência Senado

A PEC da Segurança pública tem sido motivo de disputa entre o governo federal e a oposição no Congresso Nacional. Os lados políticos competem entre si na articulação do andamento de propostas que miram o tema. As informações são da CNN Brasil.

A oposição pressiona para que o projeto que equipara crimes de facções e milícias ao terrorismo ande antes da PEC. Essa proposta, articulada pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo — Guilherme Derrite — é criticada por membros do governo Lula.

A urgência do texto foi aprovada e agora aguarda apenas a decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para autorizar a votação.

Opositores do governo também buscam adiantar o PL AntiFacção, que cria a modalidade de organização criminosa qualificada para aplicar a casos em que há domínio de território ou controle de atividades econômicas. O texto aguarda aval do presidente Lula enquanto passa por análise da Casa Civil.