POLÍTICA


Governo dos EUA restringe a circulação de Padilha em cinco quarteirões de Nova York

Ministro da Saúde só poderá circular em perímetro restrito de cinco quarteirões em Nova York durante compromissos oficiais

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Governo dos Estados Unidos impôs uma série de medidas para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumprir durante sua estadia no país para a participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorre em Nova York na próxima semana. As informações são da CNN.

No comunicado enviado à representação diplomática do Brasil nos EUA, o ministro e seus familiares só podem circular nas rotas de chegada e partida para o local de hospedagem em Nova York e as rotas entre endereços específicos.

Os destinos são: O hotel onde ficarão hospedados, a sede das Nações Unidas, a missão permanente do Brasil junto à ONU e a residência oficial do embaixador brasileiro para as Nações Unidas.

Padilha não terá permissão de deixar um perímetro de cinco quarteirões desses endereços, com exceção para algum caso de emergência médica, quando poderá se deslocar para instalações de saúde, também limitado a um perímetro de cinco quarteirões desses locais.

Se o ministro desejar ir até outros locais, o governo brasileiro deverá enviar uma solicitação “com a devida justificativa” para o governo Trump com dois dias de antecedência, para análise.

Padilha foi convidado para participar da conferência internacional da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), além da Assembleia Geral da ONU, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro diz avaliar sua ida aos EUA, mesmo com o visto em mãos. Ele aguarda avanço da MP (medida provisória) sobre a criação do programa “Agora tem Especialistas no Congresso”.