POLÍTICA


Governistas insistem em convocação de cunhado de Vorcaro na CPMI do INSS

Desde novembro, estão parados três requerimentos para que ele compareça ao colegiado

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

 

Parlamentares governistas vão dobrar a aposta para chamar o pastor Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro alvo da Polícia Federal, para depor à CPMI do INSS. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo a publicação, desde novembro, estão parados três requerimentos para que ele compareça ao colegiado e tenha os sigilos bancário e fiscal quebrados.

Até o momento, não se sabe se estarão na lista dos que serão apreciados na próxima sessão nesta quinta-feira, mas o presidente da CPMI, o senador Carlos Viana, tem resistido e se esquivado do assunto.

A interlocutores, Viana argumenta que vai levar a votação apenas aqueles com ligação direta com o objeto de investigação.

O presidente do colegiado recorreu a Dias Toffoli para que Vorcaro compareça à CPMI, para tratar dos empréstimos consignados concedidos pelo Banco Master a aposentados e pensionistas.

Governistas pretendem pressionar para que Viana paute também a convocação do cunhado do banqueiro, investigado por participação no esquema de fraudes do Master. Uma ala mais radical defende não votar outros requerimentos se o presidente do colegiado se negar a colocar em votação. O posicionamento ainda deve ser discutido com a bancada.

Zettel é pastor na Igreja Lagoinha, em Belo Horizonte, com a qual Viana tem ligação. Parlamentares veem isso como o principal motivo da resistência da cúpula da CPMI. Integrantes da comissão, inclusive da oposição, têm defendido o avanço das investigações sobre igrejas e líderes religiosos.