POLÍTICA


Governador do Rio será julgado e pode ter mandato cassado

Cláudio Castro é acusado de abuso de poder político e econômico

Foto: Rogério Santana/Governo RJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), será julgado em dois processos na próxima terça-feira (4) que podem gerar a cassação de seu mandato.

De acordo com informações do jornal O Globo, membros do PL acham que a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, está agindo de forma política e combinada com o governo federal. “O TSE pode ser um tribunal político, mas não pode ser um braço do governo Lula”, diz uma fonte.

De acordo com um membro do partido, “não é mera coincidência” o TSE decidir analisar agora os processos.

Castro é acusado de abuso de poder político e econômico no que ficou conhecido como “escândalo do Ceperj”. Além dele, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), e o ex-vice-governador Thiago Pampolha (MDB), também são investigados.

O caso veio à público em 2022, quando uma matéria do UOL revelou uma “folha de pagamento secreta” no governo do Rio. No documento, foram encontradas 45 mil pessoas nomeadas para cargos temporários no Ceperj e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), incluindo aliados e cabos eleitorais do governador.

Os acusados foram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) em maio de 2024, pelo placar de 4 a 3.

O Ministério Público Eleitoral, no entanto, recorreu da decisão. As ações estão prontas para serem julgadas desde junho deste ano e só aguardavam entrar na pauta.