POLÍTICA


Gleisi articula e tenta evitar veto de Lula a aumento de deputados

Enquanto outros ministros do Planalto defendem o veto, Gleisi atua para que Lula sancione projeto que aumenta número de deputados federais

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

 

À frente da articulação política do governo, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, tem atuado, nos bastidores, para convencer o presidente Lula a não vetar o aumento do número de deputados. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Segundo a publicação, Gleisi tem sido uma voz isolada no Palácio do Planalto em defesa de que Lula não vete o projeto. A avaliação é que o veto azedaria ainda mais a relação do governo com Congresso.

Outros ministros do governo, como Sidônio Palmeira (Secom) e Rui Costa (Casa Civil), por sua vez, têm aconselhado Lula a vetar a proposta, como uma resposta à Câmara após a derrubada do decreto do IOF.

Há ainda uma preocupação dos ministros que uma eventual sanção ou até omissão de Lula sobre o tema sejam mal interpretadas pela opinião pública, majoritariamente contrária ao aumento do número de deputados.

Prazo para Lula decidir

O prazo para Lula decidir se sanciona ou veta o aumento do número de cadeiras de deputados, de 513 para 531, acaba nesta quarta-feira (16). O presidente, de acordo com assessores, está inclinado a vetar a proposta.

O martelo será batido pelo chefe do Palácio do Planalto em uma reunião com seus principais ministros na tarde desta quarta. Entre os ministros que participarão, está Jorge Messias, titular da Advocacia-Geral da União (AGU).

Uma das opções defendidas por alguns ministros é que Lula não vete nem sancione a proposta, deixando para o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), promulgar o projeto.