POLÍTICA


Geraldo Júnior destaca avanços da Bahia na segurança pública

Vice-governador ressaltou queda nos índices de violência e uso de tecnologia no combate ao crime

Foto: Carlos Alberto/Vice-Governadoria

 

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), afirmou nesta quinta-feira (30) que o estado registrou uma queda de 10,2% nas mortes violentas intencionais em 2025. A declaração foi feita durante o II Fórum Internacional de Ciências Policiais, realizado em Salvador.

“Na Bahia, segurança pública se faz com inovação e tecnologia, mas também com foco em ações sociais.”, disse Geraldo. Ele destacou o programa Bahia Pela Paz, que reúne órgãos públicos e a sociedade civil para fortalecer uma cultura de paz.

O vice-governador também citou a adesão do estado a dois projetos do Ministério da Justiça e Segurança Pública: o Projeto Nacional de Câmeras Corporais e o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força.

“Por isso, o governo criou o programa Bahia Pela Paz, que reúne diversos órgãos institucionais em parceria com a sociedade civil em prol de uma cultura de paz”, afirmou.

Acompanhado do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, Geraldo destacou ainda o avanço do sistema de reconhecimento facial, que já resultou em mais de 4 mil capturas, sendo cerca de 1.600 apenas neste ano, superando o total de 2024.

Segundo ele, os números positivos refletem o compromisso do governo Jerônimo Rodrigues (PT) com a eficiência, a tecnologia e a proximidade da população nas políticas de segurança.