POLÍTICA


‘Fraco’ desempenho de Jerônimo em pesquisa expõe desgaste da gestão petista, diz líder da oposição

Para o deputado Tiago Correia (PSDB), governador tem dificuldade em acompanhar melhora do presidente Lula

Fotomontagem: Divulgação/Alba

 

O líder da oposição na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia, Tiago Correia (PSDB), disse que a nova pesquisa na qual ACM Neto (União Brasil) aparece à frente de Jerônimo Rodrigues (PT) na corrida estadual de 2026 expõe o desgaste da gestão petista. Segundo o levantamento divulgado pelo instituto Quaest, o ex-prefeito de Salvador soma 41% das intenções de voto, sete pontos percentuais à frente do governador, que tem 34%.

“Isso demonstra um fraco desempenho do governador petista, que, apesar de contar com o peso político de Lula na Bahia, não consegue converter essa força em resultados concretos para os baianos”, afirmou o deputado.

De acordo com a mesma sondagem, a aprovação da administração petista caiu de 61% para 59%, enquanto a taxa de reprovação saiu de 31% e foi a 33%.

Para Correia, os números mostram a dificuldade de Jerônimo em acompanhar o desempenho do presidente Lula, cuja popularidade voltou a subir em agosto. “O que mais chama atenção é que, mesmo com o crescimento da popularidade do presidente Lula nos últimos dias, Jerônimo não consegue acompanhar os índices do líder de seu partido. Ao contrário, sua aprovação vem caindo e a desaprovação aumentando. De fevereiro para cá, a diferença entre aprovação e desaprovação caiu 4 pontos”, diz o parlamentar.

Segundo ele, o cenário eleitoral fica cada vez mais desfavorável ao PT. “Com ACM Neto consolidando sua liderança e o governo Jerônimo em queda, fica claro que o eleitorado baiano já começa a enxergar a necessidade de mudança.”