POLÍTICA


Flávio Bolsonaro protocola novo pedido de impeachment contra Moraes no Senado

Senador alega perseguição política e abuso em medidas impostas ao ex-presidente

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

 

O senador Flávio Bolsonaro (PL) protocolou, nesta quarta-feira (23), um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, já tramitam 60 petições contra magistrados da Corte, sendo 29 delas direcionadas a Moraes, que virou alvo da oposição após impor medidas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na última sexta-feira (18), Moraes autorizou operação da Polícia Federal que teve como alvo o ex-presidente, determinando medidas como uso de tornozeleira eletrônica, apreensão do celular, recolhimento noturno, proibição de uso das redes sociais e de contato com embaixadores. A decisão foi confirmada pela 1ª Turma do STF nesta segunda (21).

Na petição, Flávio Bolsonaro afirma que o pedido não se baseia apenas em divergências sobre as medidas cautelares impostas ao pai, mas também na defesa da integridade do sistema de Justiça. Segundo ele, Moraes tem atuado “fora dos limites constitucionais”.

“Trata-se de uma decisão com nítida carga político-partidária, que avança sobre o mérito da acusação sem o devido processo legal, atribui caráter criminoso a manifestações políticas e diplomáticas legítimas e impõe medidas cautelares gravíssimas em evidente contexto de perseguição ideológica”, escreveu o senador.

A nova investigação contra Jair Bolsonaro, que já é réu por tentativa de golpe de Estado, apura crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação que envolva organização criminosa e atentado à soberania nacional. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, também é investigado.

Após o recesso parlamentar, que se encerra em 1º de agosto, a oposição informou que terá como prioridade o impeachment do ministro.