POLÍTICA


Flávio Bolsonaro pede asilo político à Itália para Zambelli e diz que ex-deputada é perseguida política

Senador defendeu a aliada e apelou ao governo italiano por acolhimento

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-) pediu que o governo da Itália conceda asilo político à ex-deputada Carla Zambelli, foragida desde que teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar foi condenada pela Corte a 10 anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em entrevista ao portal Metrópoles, Flávio afirmou que Zambelli é vítima de perseguição política e justificou sua ida à Itália. “Quero pedir às autoridades italianas, publicamente, que abram as portas do governo para essa perseguida política, porque ela foi para lá por saber que não enfrentaria um processo justo e imparcial, já está pré-condenada”, disse o senador.

Zambelli tem cidadania italiana e está na lista de procurados da Interpol. O senador também fez um apelo direto às autoridades do país europeu. “Quero pedir à primeira-ministra, Giorgia Meloni, e ao vice-primeiro-ministro, Matteo Salvini, que amparem não só a Carla, mas qualquer outro perseguido político do Brasil que esteja aí na Itália.”

Ainda na entrevista, Flávio disse que Zambelli não tem mantido contato com aliados no Brasil e afirmou não acreditar que sua fuga tenha motivado as medidas recentes impostas pelo STF ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Eu acho que é um processo já fabricado. As provas são inventadas para condenar o Bolsonaro independentemente da Carla Zambelli”, afirmou.