POLÍTICA


Flávio Bolsonaro critica Lula após veto a projeto que altera penas do 8 de Janeiro

Senador afirma que presidente “não quer paz” e diz que oposição vai tentar derrubar veto ao PL da Dosimetria no Congresso

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reagiu ao veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chamado PL da Dosimetria, que alterava critérios para a fixação de penas e poderia beneficiar condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (8), o parlamentar afirmou que “Lula não quer paz” e acusou o governo de promover uma perseguição política.

Na mensagem, Flávio fez críticas diretas ao presidente, a quem classificou como um “produto vencido, movido a ódio e ideologia”, e questionou as prioridades do Executivo na área de Segurança Pública. Segundo o senador, o governo se omite diante da atuação de facções criminosas e de presos que não retornaram ao sistema prisional após a saída temporária de Natal, enquanto endurece contra manifestantes envolvidos nos atos de 2023.

O parlamentar também afirmou que há uma inversão de valores ao considerar mais grave a depredação de patrimônio público do que crimes violentos. Para ele, o veto reforça o que chamou de uma atuação “seletiva e injusta” do governo federal em relação ao sistema de Justiça.

Flávio Bolsonaro disse ainda que a oposição vai atuar para derrubar o veto presidencial na primeira sessão conjunta do Congresso. Para isso, serão necessários ao menos 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 no Senado Federal, em votação que ainda depende de convocação pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).