POLÍTICA


‘Favoritismo do PT ignora realidade social da Bahia’, diz deputado

Tiago Correia cita indicadores de pobreza, violência e desemprego para contestar o discurso governista

Foto: Divulgação/ALBA

 

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Tiago Correia (PSDB) respondeu  às declarações do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), que afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) chega como favorito para a disputa estadual de 2026. Para Correia, o discurso ignora “dados preocupantes” acumulados ao longo dos 20 anos de gestões petistas na Bahia.

“Respeito a opinião do deputado Daniel Almeida, mas qualquer debate sobre 2026 precisa partir dos resultados concretos que o lulismo e o PT entregaram à Bahia”, afirmou o parlamentar ao MundoBA.

Segundo ele, os principais indicadores sociais e econômicos do estado desmontam a ideia de favoritismo eleitoral do PT. “Após 20 anos de gestão petista, nosso estado lidera, em números absolutos, indicadores dramáticos: é o estado com maior número de analfabetos adultos, onde mais pessoas vivem na pobreza e na extrema pobreza, e onde a violência alcança patamares alarmantes e a segunda maior taxa de desemprego do Brasil”, disse.

Correia também citou dados sobre a infância. “A Bahia é campeã em internação de bebês por desnutrição e 77 em cada 100 crianças vivem em situação de pobreza, segundo o UNICEF”.

Para o deputado, os resultados de duas décadas de governos do PT devem ser o centro da disputa de 2026. “A realidade social da Bahia não combina com a narrativa de favoritismo eleitoral. A oposição enfrentará o lulismo e o petismo apresentando exatamente esses resultados: uma educação que não rompe o ciclo do atraso, uma economia incapaz de gerar empregos dignos e uma segurança pública que não protege as famílias baianas”, destacou.

O parlamentar ainda afirma que o grupo político que integra apresentará uma alternativa aos baianos. “Nossa estratégia é clara: expor o legado deixado pelo PT e apresentar à população um caminho alternativo, mais eficiente e mais comprometido com a melhoria real da vida das pessoas”.