POLÍTICA


Fabio Faria teria negociado voto de Toffoli em processo que favoreceu Vorcaro

Processo que Toffoli votou a favor beneficiou o banqueiro Daniel Vorcaro

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

O ex-deputado federal e ex-ministro das Comunicações, Fábio Faria, parece ter alguma ligação com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, investigado por fraudes bilionárias na venda de ações para o Banco de Brasília (BRB).

Segundo a colunista Andreza Matais, do portal Metrópoles, Faria tentou reaproximar Vorcaro e Dias Toffoli antes do processo chegar ao STF. O ex-deputado teria se disposto a fazer a ponte após Vorcaro comprar uma participação no Tayayá que pertence à família do ministro Toffoli no Paraná, por meio da Maridt Participações.

Ainda de acordo com a colunista, o genro de Silvio Santos e atual gestor do SBT News, marcou um encontro entre Vorcaro e Toffoli dentro da sede do STF, mas o ato não surtiu efeito. A Polícia Federal interceptou várias conversas no celular do dono do Banco Master que mostra a relação íntima entre Fabio Faria e o banqueiro.

Em uma das mensagens Vorcaro informa Fábio Faria que Toffoli poderia mudar o voto em um julgamento envolvendo ações indenizatórias decorrentes do controle estatal de preços no setor sucroalcooleiro nas décadas de 1980 e 1990. O caso refere-se à Usina Alcídia, em Teodoro Sampaio (SP).

A votação no caso em questão ficou em 3 a 2 favorável à Usina e o resultado rendeu R$ 1,5 bilhão a serem pagos pela União, considerando valores atualizados pelo IPCA, do IBGE, mais juros de 0,5% ao ano.