POLÍTICA


Ex-prefeito de Madre de Deus revela diagnóstico de tumor raro e diz estar curado após cirurgia

Segundo Jeferson Andrade, ele foi diagnosticado com um leiomiossarcoma, tumor maligno alojado no esôfago

Foto: Reprodução/Redes sociais

 

O ex-prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade, usou as redes sociais para relatar um dos momentos delicados de sua vida pessoal e de saúde. Em vídeo publicado nesta quarta-feira (21), ele revelou que foi diagnosticado, no fim de 2025, com um tumor maligno raro, após meses enfrentando dificuldades para se alimentar e episódios recorrentes de engasgo.

Segundo Jeferson, os primeiros sintomas surgiram ainda em 2024, durante o período eleitoral, quando passou a sentir dificuldades de deglutição. No ano seguinte, após uma série de exames, o problema chegou a ser tratado como refluxo, mas sem sucesso. “Em 2025, os episódios de engasgos permaneceram, comecei a fazer um trabalho de investigação, e durante meses era como se o meu problema fosse refluxo, só que não melhorava”, relatou.

O diagnóstico oficial veio em outubro de 2025, quando foi identificado um leiomiossarcoma, tumor maligno alojado no esôfago. “Encontramos um especialista que nos apresentou um diagnóstico mais sério, mais severo, que demandava um cuidado especial. Tratava-se de um leiomiossarcoma, um tumor maligno que se alojou no esôfago”, explicou ao acrescentar que o tratamento mais indicado foi cirurgia.

O ex-prefeito contou que foi submetido, no dia 12 de dezembro, a uma esofagectomia, procedimento que remove totalmente o esôfago, que é considerada uma das cirurgias mais complexas do trato digestivo. “Foi uma cirurgia muito elaborada, delicada, mas graças a Deus foi um sucesso. Os resultados da biópsia após a cirurgia indicaram que estou curado”, afirmou.

Em recuperação há 36 dias, Jeferson destacou a importância da fé, da família e do apoio recebido. “Acredito que nada nesta vida é por acaso. Tudo tem um sentido. Estou muito grato a Deus, à minha família, aos amigos. Que 2026 seja um ano especial para todos nós”, concluiu.

Veja o vídeo