POLÍTICA


Em meio à especulação de apoio de Zé Ronaldo, Jerônimo participa de homenagem aos 192 anos de Feira

Evento aconteceu nesta quarta-feira (17) em Brasília

Foto: Reprodução/ Instagram Jerônimo Rodrigues

 

Em meio às especulações de um possível apoio do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), à sua reeleição, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta quarta-feira (17) da sessão solene em homenagem aos 192 anos de emancipação política do município, realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Nos bastidores, a aproximação de Jerônimo e José Ronaldo é vista como um movimento do prefeito para desgastar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), principal adversário político do governador da Bahia. Apesar da amizade com o vice-presidente nacional do União Brasil, Ronaldo ainda não declarou apoio à pré-candidatura do correligionário ao Palácio de Ondina. Segundo o prefeito, o assunto só será tratado no começo do ano que vem.

“Feira faz parte da minha trajetória acadêmica, política e pessoal, e sigo retribuindo com trabalho, projetos e parcerias que já estão fazendo a diferença na vida da população, e com muito mais por vir”, publicou o chefe do Executivo baiano nas redes sociais, destacando sua relação com o município. Jerônimo, que é professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi agraciado com o título de Cidadão Feirense pela Câmara de Vereadores, em 2024.

Relação com Feira 

Esta é a terceira vez que o governador participa das celebrações em Brasília em homenagem à Princesa do Sertão. Segundo ele, o ato simboliza não apenas a memória dos 192 anos de emancipação política, mas também a necessidade de seguir celebrando as conquistas e projetando novos avanços para a segunda maior cidade da Bahia. “Feira é uma cidade que representa muito bem a riqueza cultural, econômica e os desafios que as cidades brasileiras enfrentam”, disse Jerônimo durante o discurso no qual ressaltou o papel central do município na história e no desenvolvimento do estado.

O governador também enumerou os desafios e projetos estratégicos que têm mobilizado esforços conjuntos entre o governo estadual, a bancada baiana e o governo federal. “Estar aqui hoje é reafirmar o compromisso com obras estruturantes, como o Anel de Contorno e o Aeroporto, e somar meu trabalho para levar esses projetos adiante nas instâncias estadual e federal, alavancando essa cidade ao lugar que ela merece”, completou.

A sessão foi proposta pelo deputado federal Zé Neto e subscrita por parlamentares de diferentes estados. A solenidade contou ainda com a presença das deputadas federais Alice Portugal e Lídice da Mata, do deputado Gabriel Nunes, do deputado Pastor Isidório, além de outras lideranças baianas que reforçaram o reconhecimento nacional à importância de Feira de Santana.