POLÍTICA


Edinho Silva condena ação dos EUA na Venezuela e alerta para riscos à ordem internacional 

Para presidente do PT, ofensiva norte-americana viola soberania, fragiliza a ONU e amplia instabilidade global 

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, voltou a criticar neste sábado (3) a operação dos Estados Unidos na Venezuela, classificando a ação como uma grave violação da soberania nacional. Em declaração à coluna, ele afirmou que a ofensiva norte-americana cria “precedentes gravíssimos” nas relações internacionais. 

“Não existe qualquer justificativa para que um país viole a soberania de outro. A invasão da Venezuela e o sequestro de seu presidente representam mais um episódio em que acordos internacionais são ignorados, enquanto a ONU sai ainda mais enfraquecida”, afirmou Edinho. 

Segundo o dirigente petista, a ação militar contra o país vizinho ao Brasil aprofunda a instabilidade global e coloca em risco princípios democráticos, além de agravar tensões na América Latina. 

Em nota oficial, o PT reforçou sua posição histórica em defesa da paz regional. “A América Latina deve continuar sendo uma zona de paz. A política externa brasileira sempre se orientou pela solução pacífica dos conflitos, pela não intervenção e pelo respeito à soberania dos Estados nacionais, fundamentos centrais da diplomacia brasileira, aos quais o Partido dos Trabalhadores permanece plenamente comprometido”, diz o texto.