POLÍTICA


Duda Salabert pede moção de aplauso a Nikolas Ferreira na Câmara após prisão de Bolsonaro

Parlamentar argumenta que deputado teve “relevante contribuição” para a decretação da prisão domiciliar do liberal

Fotomontagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados e Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) protocolou, na segunda-feira (4), um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara solicitando uma moção de aplauso ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Segundo ela, o parlamentar teve “relevante contribuição” para a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido de moção tem como base uma chamada de vídeo realizada por Nikolas durante uma manifestação em apoio a Bolsonaro, no último sábado (3), na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Durante a transmissão, o ex-presidente apareceu ao vivo para o público — o que, segundo Duda, foi decisivo para comprovar o descumprimento das medidas cautelares impostas pelo STF.

O episódio foi citado nos autos da decisão de Moraes, que considerou a exibição como prova de que Bolsonaro seguia se comunicando publicamente e instigando apoiadores, mesmo após ter sido proibido de utilizar redes sociais ou se manifestar por meio de terceiros.

Para Duda Salabert, o colega de plenário, “ainda que por meios não convencionais”, prestou um “serviço de valor inestimável ao Estado Democrático de Direito”. A parlamentar argumenta que a ação de Nikolas ajudou a Justiça a comprovar a violação das restrições judiciais por parte de Bolsonaro. “O deputado expôs à Justiça a violação de medidas judiciais e o desrespeito às instituições democráticas”, escreveu no requerimento.