POLÍTICA


Discurso de Tarcísio no ‘Gilmarpalooza’ irrita Bolsonaro, diz coluna

Durante evento em Portugal, governador de SP defendeu uma política externa de “neutralidade”, contrariando o ex-presidente

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria deixado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) descontente após um discurso realizado pelo mandatário paulista durante um fórum em Portugal apelidado de “Gilmarpalooza”, por ser organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

De acordo com o colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, interlocutores afirmaram que Bolsonaro avaliou que Tarcísio fez um “discurso de presidenciável”, o que contraria o combinado em reuniões reservadas.

Nas conversas, Tarcísio teria prometido atuar como “ponte” para estreitar o diálogo com magistrados como Alexandre de Moraes e tentar reduzir a resistência do STF ex-mandatário. Por isso, a presença do governador paulista no evento em Portugal foi até mesmo incentivada por Bolsonaro.

No entanto, a postura adotada pelo governador em Lisboa surpreendeu o ex-chefe do Executivo. Tarcísio foi anunciado como “presidenciável” no evento da última sexta-feira (4), defendeu uma política externa de “neutralidade” e tratou de temas da geopolítica internacional — gestos que, para Bolsonaro, sinalizam uma movimentação fora do roteiro combinado.

Para aliados do liberal, quando Tarcísio se coloca como alternativa ao Planalto, ele fragiliza o discurso de perseguição ao ex-presidente e enfraquece a posição de Jair Bolsonaro como figura central da direita no Brasil.