POLÍTICA


Deputado federal rebate fala de Lula sobre favoritismo em 2026: ‘meia verdade’

Cláudio Cajado respondeu à fala do presidente, que afirmou ser "muito difícil alguém ganhar" dele nas próximas eleições

Bruno Spada / Câmara dos Deputados e Ricardo Stuckert / PR

 

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) reagiu nesta terça-feira (7) à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou acreditar ser “muito difícil alguém ganhar” dele nas eleições de 2026.

Em entrevista ao MundoBA, Cajado disse que a avaliação do petista é “meia verdade”, ponderando que o cenário eleitoral ainda está indefinido, principalmente após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornar inelegível. “Melhora muito, mas tem muita água pra passar por debaixo da ponte”, afirmou o parlamentar.

Questionado sobre quem poderia ser o principal nome da direita em uma eventual disputa contra Lula, Cajado citou Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Júnior (PSD) como alternativas com força eleitoral. “Ele ou Ratinho. Mas ele [Tarcísio] tem a expectativa de vitória”, afirmou.

A fala de Lula foi dada em entrevista à TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão. O presidente afirmou que não pretende “implorar” por apoio partidário e declarou confiança de que a extrema direita não voltará a governar o país.