POLÍTICA


Deputado denuncia atraso de salários de médicos da rede estadual

Alan Sanches diz que situação compromete funcionamento da fila da regulação e cobra governo baiano

Foto: Divulgação/Alba

 

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, fez uma denúncia no plenário sobre atrasos no pagamento de salários de médicos vinculados à rede estadual. Segundo o parlamentar, uma profissional do Hospital da Mulher relatou estar há três meses sem receber. A unidade é administrada pelo governo da Bahia.

Sanches, que também é médico, usou o caso para criticar a gestão da saúde no estado. “A gente sempre se pergunta por que a fila da regulação da saúde não funciona. Não funciona porque nem o dever de casa o governo do Estado vem fazendo. E aí, vem vossas excelências querer defender o calote que o governo do Estado vem dando”, afirmou, ao rebater os discursos de defesa feitos por parlamentares da base governista.

O deputado questionou ainda a dificuldade do Estado em manter os pagamentos em dia, lembrando que já foram aprovados R$ 23 bilhões em empréstimos nos últimos dois anos e oito meses. “Não é possível se construir uma saúde quando você não paga o salário da pessoa. Paga, pelo amor de Deus, a quem você deve, governador. É o salário dos médicos da Bahia. A gente vê o governo falando com tanta pompa nas propagandas, mas não faz o básico, que é pagar salário”, criticou.

Em suas redes sociais, Alan Sanches reforçou o apelo para que o governador Jerônimo Rodrigues priorize os profissionais da saúde. “É por isso que cada vez mais a gente vê essa fila da morte piorando e piorando. Isso é inadmissível. Quem cuida da saúde e da vida das pessoas merece toda a consideração e gratidão”.