POLÍTICA


Deputado comenta pesquisa que coloca ACM Neto na liderança para o governo do estado: ‘Ainda nem saiu para as ruas e já lidera’

Parlamentar destaca desempenho expressivo do ex-prefeito na disputa pelo governo da Bahia e diz que resultado mostra desejo de mudança dos baianos

Foto: Divulgação

O deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Tiago Correia (PSDB), reagiu aos resultados da nova pesquisa da Futura Inteligência, divulgada nesta terça-feira (7), que colocam o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), na liderança da disputa pelo governo da Bahia em 2026.

O parlamentar afirmou que o desempenho de ACM Neto é expressivo, especialmente considerando que ele ainda não iniciou uma pré-campanha ativa.

“ACM Neto ainda nem saiu para as ruas como candidato, e não existe uma pesquisa sequer que não o coloque em primeiro lugar. Já Jerônimo está em campanha desde o primeiro dia de governo, promete tudo aos prefeitos e, mesmo assim, não conseguiu construir uma marca que identifique sua gestão. Quando Neto entrar em campo, a tendência é crescer ainda mais”, afirmou o deputado.

Tiago ainda disse que os números refletem um “desejo de mudança dos baianos”.

“A Bahia quer um novo rumo, quer gestão, quer resultado. E Neto representa exatamente isso: competência, credibilidade e compromisso com o povo”, completou o parlamentar.

Pesquisa

De acordo com o levantamento, Neto aparece com 48,6% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), que soma 34,2%. Na terceira posição aparece João Roma (PL), com 5%, Kleber Rosa (PSOL) com 1,8%, e José Carlos Aleluia (Novo) com 0,7%. Os eleitores que declararam voto branco, nulo ou em ninguém somam 5,4%, e 4,3% não souberam ou não responderam.

Em outro cenário, que inclui o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), ACM Neto sobe para 49,4%, enquanto Jerônimo Rodrigues cai para 30,9%, seguido por João Roma com 4,5%, Zé Cocá somando 2,5% e Kleber Rosa com 1.3%.

Em uma simulação de um possível segundo turno entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues, o ex-prefeito de Salvador leva vantagem com 3,7% das intenções de voto, contra 36,8% do petista. Os votos brancos e nulos somam 6,5%, e 3% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.