POLÍTICA


Deputado aciona Justiça contra Jaques Wagner divulgação de pesquisa falsa: ‘Irresponsabilidade’

Segundo Nelson Leal, a divulgação do líder do governo no Senado configura crime

Foto: Divulgação/Assessoria

 

O deputado estadual Nelson Leal (PP) ingressou com uma ação judicial contra o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, após a divulgação de uma pesquisa eleitoral que, segundo ele, não existe. A declaração do petista foi feita durante entrevista à TV Baiana, nesta quarta-feira (21).

Na ocasião, Wagner afirmou que um levantamento do instituto AtlasIntel indicaria a possibilidade de o governador Jerônimo Rodrigues vencer a eleição ainda no primeiro turno, com 54% dos votos. No entanto, a informação foi desmentida pelo próprio instituto da pesquisa, o AtlasIntel.

Leal anunciou que decidiu levar o caso à Justiça e classificou a fala de Wagner como irresponsável. Segundo o parlamentar, a divulgação de informações falsas configura crime, especialmente quando parte de um representante eleito. Ele também destacou que a legislação prevê responsabilização por crimes contra a honra e, no caso de agentes públicos, até por crime de responsabilidade.

O deputado afirmou ainda que a iniciativa judicial busca coibir a disseminação de notícias falsas no debate político e reforçar o compromisso com a transparência das informações divulgadas à sociedade.