POLÍTICA


Deputado aciona CNJ para apurar atuação informal de Moraes no caso Master

Representação, enviada ao corregedor-geral Mauro Campbell, se baseia na divulgação dos contatos entre o ministro do STF e Gabriel Galípolo

Foto: Rosinei Coutinho/STF

 

O deputado federal Sanderson (PL-RS), vice-líder da oposição na Câmara, acionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para pedir que o órgão apure a suposta atuação informal de Alexandre de Moraes em favor do Banco Master. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal o Globo.

De acordo com a publicação, a representação, enviada ao corregedor-geral Mauro Campbell, se baseia na divulgação dos contatos entre o ministro do STF e Gabriel Galípolo, revelados pela jornalista Malu Gaspar.

O parlamentar quer que o CNJ averigue um eventual desvio de conduta de Moraes e suposta prática de advocacia administrativa, quando um servidor público usa ser cargo e influência para defender interesses privados.

Segundo o documento, a gravidade institucional é acentuada pelo fato de o escritório de Viviane Barci, esposa de Moraes, ter um contrato de R$ 129 milhões com o Master, que previa a representação perante órgãos como o BC.

O pleito é para que o CNJ instaure um procedimento apuratório e requisite documentos, registros de comunicações, agendas, mensagens e atas relacionadas ao caso. O deputado também sugeriu que a Corregedoria realize oitivas daqueles que podem contribuir para esclarecer os fatos, incluindo técnicos do BC.