POLÍTICA


Lídice da Mata defende isenção de IR até R$ 5 mil e critica privilégios aos mais ricos

Em discurso na Câmara, a deputada federal afirmou que é preciso inverter prioridades para garantir justiça social

Foto: Chico Ferreira/Divulgação

 

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu, nesta quarta-feira (1º), no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, alterações na política tributária do país e criticou o que classificou como a tradição da Casa em favorecer os mais ricos. A parlamentar manifestou apoio ao projeto do governo Lula que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Segundo a parlamentar, é preciso inverter prioridades para garantir mais justiça social. “Hoje é um dia de alegria, sim, e é preciso parar com esse choramingo de ficar aqui falando daqueles que vão perder um pouco. Toda vez que nesta Casa se tenta tirar um pouquinho daqueles que podem mais, ela reage, reclama e fica de muxoxo. A Câmara está acostumada a legislar para os poderosos deste país”, disse.

Conforme a socialista, ao longo dos últimos 30 anos, nem sempre abrigou os interesses daqueles que mais precisam foram votados no Congresso Nacional. “Tem sido um freio significativo nas reformas políticas importantes para fazer com que o povo seja privilegiado no Orçamento Federal”, afirmou Lídice.