POLÍTICA


Débora Regis critica sistema de regulação da Bahia e defende mudanças: ‘Grande problema para qualquer município’

Segundo a prefeita de Lauro de Freitas, o modelo atual não funciona e precisa ser modificado

Foto: Lucas Franco/MundoBA

 

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis (UB), criticou o sistema de regulação da Bahia e defendeu alterações no modelo que, segundo ela, não tem funcionado no estado. As declarações foram feitas em entrevista ao MundoBA durante o fórum da Fundação Índigo sobre crise na saúde pública, realizado nesta terça-feira (30).

Segundo ela, a regulação atualmente é um dos principais problemas enfrentados pelos municípios do estado baiano e tem demonstrado cada dia que não está dando certo. “A regulação é um grande problema para qualquer município da Bahia, onde a gente acaba perdendo essa gerência. De todas as ligações que recebi referente à saúde, nove são pedindo a transferência referente à regulação. Então, é algo que a gente precisa modificar, lembrando que essa regulação só funciona na Bahia e a gente vem vendo todos os dias que não deu muito certo”, disse Débora.

Ao comentar sobre o evento, a prefeita pontuou que o fórum, além de debater o tema, reúne lideranças e prefeitos de diversos municípios, o que favorece o diálogo e a troca de experiências na gestão pública.

“É um momento muito importante, ímpar, onde a gente pode trocar experiências. Eu, por exemplo, que sou nova, não é nove meses como prefeita de uma cidade grande, onde a gente precisa de fato ter as experiências, porque certamente onde esse prefeito errou, essa prefeita errou, vai estar me orientando para eu não cometer alguns erros. E isso é importante, essas trocas de experiência é muito importante para a gente conseguir fazer uma gestão melhor, uma gestão eficiente para o povo das nossas cidades”, explicou a política.

Eleita em 2024, Débora Régis ainda afirmou que Lauro de Freitas, assim como outras grandes cidades baianas, depende de mudanças no sistema de saúde. “A ideia é justamente termos novos rumos para a saúde da Bahia, e com certeza Lauro de Freitas necessita muito disso, até porque a gente tem uma quantidade grande em população e a demanda é infinitamente maior. Novos rumos com o nosso próximo governador, ACM Neto”, completou.