POLÍTICA


Daniel Almeida diz que conflito entre governo e Congresso era previsível devido à diferença de perfis

Deputado do PCdoB ainda criticou presidente da Câmara por falta de compreensão em "ter compromissos firmados e mantidos"

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

Com informações do repórter Lucas Franco

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) afirmou que era previsível o confronto atual entre foverno federal e Congresso Nacional devido à diferença de perfis: enquanto o presidente Lula é mais de esquerda, as duas Casas tiveram representantes eleitos mais alinhados à direita. Como exemplo, ele citou a derrota governista na derrubada do IOF.

No entanto, ele criticou, em entrevista ao MundoBA, nesta quarta-feira (2), durante as celebrações pela Independência do Brasil na Bahia, no Centro Histórico de Salvador, a postura do presidência da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Para o comunista, o parlamentar paraibano ainda não teria compreendido a necessidade de estabilizar as instituições, além de firmar e manter os compromissos estabelecidos.

“O grande problema que aconteceu agora foi exatamente ter uma combinação de como seriam os procedimentos para a deliberação da Câmara, e isso foi quebrado. Esse é o grande problema quando vai se aproximando da eleição. Os conflitos vão aumentando, porque os interesses eleitorais vão prevalecendo. Então, temos que ter muito cuidado, muita atenção”, analisou Daniel Almeida.