Damares pede que Lula suspenda entidade em que seu irmão é vice-presidente
Entre as associações apontadas pela senadora, está o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi)

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou no Senado na quarta-feira (14) um ofício requerendo ao presidente Lula a suspensão de nove entidades que estariam envolvidas no escândalo de fraudes no INSS e que fariam parte de conselhos e grupos consultivos de 10 ministérios, incluindo o Palácio do Planalto. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
Segundo a publicação, entre as associações apontadas pela senadora, está o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), onde o irmão de Lula, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é vice-presidente.
De acordo com a PF, entidades como a comandada pelo irmão de Lula drenaram, entre 2019 e 2024, cerca de 6,3 bilhões de reais das contas de beneficiários da Previdência.
O Sindnapi foi alvo de buscas da PF em abril deste ano e também foi descredenciado a continuar atuando em nome de aposentados. A entidade negou as acusações.
Além do Sindnapi, Damares citou a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que de acordo com dados divulgados pela PF pode ter embolsado até 2 bilhões de reais com o esquema, liderando o ranking de acesso aos conselhos, com 16 no total.
A senadora alegou que a Contag ocupa, inclusive, uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o “Conselhão”, um grupo que tem a função de assessorar diretamente o presidente da República em questões de governo.