POLÍTICA


CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira (23)

Inicialmente previsto para quinta-feira (26), o comparecimento foi remarcado e agora deve ocorrer antes da oitiva marcada na CAE

Foto: Reprodução/YouTube

 

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipou para a próxima segunda-feira (23) o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro. Inicialmente previsto para quinta-feira (26), o comparecimento foi remarcado e agora deve ocorrer antes da oitiva marcada na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, na terça-feira (24).

Parlamentares aguardam o depoimento para que Vorcaro esclareça o suposto envolvimento do Banco Master no escândalo de descontos aplicados sobre aposentadorias e pensões.

O presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos), afirmou que a nova data foi definida após negociação com a defesa do banqueiro. Segundo ele, os advogados se comprometeram a não impetrar habeas corpus para evitar o comparecimento.

Enquanto articulam novas frentes de investigação, congressistas tentam acelerar requerimentos em colegiados já em funcionamento, como a própria CPMI do INSS, a CPI do Crime Organizado e o grupo de trabalho criado no âmbito da CAE.

Também aguardam andamento pedidos de instalação de duas CPIs e de uma nova CPMI, que depende de leitura pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (UB).