POLÍTICA


Conversa entre Lula e Trump traz alívio para ministros do STF

Magistrados vêm postura diplomática do governo como acerto e acreditam que diálogo pode reverter punições impostas a autoridades brasileiras, incluindo Alexandre de Moraes

Foto: Gustavo Moreno/STF

A conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, dos EUA, gerou um sentimento de alívio entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Para os membros da Corte, o encontro pode ser um começo para reverter as sanções impostas pelo governo norte-americano contra os magistrados brasileiros. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a matéria, os integrantes do STF avaliaram como certeira a postura do governo de evitar o confronto contra os EUA e apostar na diplomacia para resolver questões como o tarifaço e a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Outro ponto interpretado pelos ministros, é que a conversa deixou claro o isolamento político do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), apontado como o principal articulador de ofensivas dos EUA contra autoridades brasileiras. Para os magistrados, a postura diplomática de Lula mostrou para Trump que a narrativa que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria sendo alvo de uma perseguição judicial é inverídica.

O diálogo entre Lula e Trump ocorreu de forma virtual na última segunda-feira (6). O presidente brasileiro solicitou que o governo norte-americano retire as tarifas sobre produtos brasileiros e as sanções contra autoridades.