POLÍTICA


Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão de Janones por três meses

Deputado é punido após confronto com parlamentares do PL durante sessão no plenário

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

 

O deputado federal André Janones (Avante-MG) foi suspenso por três meses pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada nesta terça-feira (15) após o relator do processo, Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM), considerar a pena proporcional diante da gravidade da conduta.

A representação contra Janones foi protocolada após uma sessão tensa no plenário, no último dia 9, quando o parlamentar se envolveu em um embate verbal com deputados do PL, durante discurso do colega Nikolas Ferreira (PL-MG). A denúncia aponta “procedimento incompatível com o decoro parlamentar”.

Segundo o parecer, Janones provocou a bancada do PL e fez declarações ofensivas, extrapolando os limites da liberdade de expressão e configurando abuso das prerrogativas parlamentares. A ação também destaca que a postura do deputado ofendeu a dignidade da Câmara e de seus membros.

Paralelamente, Janones registrou boletim de ocorrência por lesão corporal, injúria e importunação sexual, afirmando que foi agredido fisicamente pelos deputados Sargento Gonçalves (PL-RN) e Giovani Cherini (PL-RS) durante a confusão. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal.