POLÍTICA


Congresso pode atrapalhar planos de Lula de criar novo ministério

Aliados de Lula dizem que governo terá dificuldade em criar Ministério da Segurança Pública em ano eleitoral

Foto: Reprodução/Canal GOV

 

Aliados do presidente Lula no Congresso admitem, nos bastidores, que, apesar da vontade do presidente, não será tarefa simples criar, em pleno ano eleitoral, o Ministério da Segurança Pública. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Para criar uma nova pasta, Lula teria de submeter uma medida provisória ao Parlamento, em um momento em que a relação com o Congresso, em especial com o Senado, não é das melhores.

A votação da criação, por meio de medida provisória, cairia nas mãos do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), que está insatisfeito com a escolha de Jorge Messias para a vaga de ministro do STF.

Alcolumbre seria o responsável por criar a comissão mista que debateria a medida provisória. Na sequência, o texto teria de ser votado na Câmara, onde o governo conta com uma base reduzida, como mostraram votações recentes.

Depois, a criação do novo ministério precisaria ser aprovada no Senado. Rotineiramente, medidas provisórias chegam à Casa prestes a perder a validade.