POLÍTICA


Ciro Nogueira diz que Eduardo Bolsonaro voltará ao Brasil e sugere que ’03’ dispute Senado ou Presidência

Deputado federal licenciado está morando nos EUA desde março, quando se afastou do mandato por temer perder o passaporte por ordem de Moraes

Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse nessa terça-feira (13) ter pedido a Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que retorne ao Brasil para articular uma candidatura nas eleições de 2026, segundo o jornal Folha de S. Paulo. O deputado federal licenciado mora nos Estados Unidos desde março.

“Conversei com ele e pedi para ele voltar. Para ele se candidatar, seja ao Senado ou à Presidência, ele tem que estar lá”, afirmou em entrevista a jornalistas após painel de fórum organizado pelo Lide em Nova York. “Ele disse que topa.”

À Folha o filho 03 de Jair Bolsonaro (PL) reiterou que eles conversaram sobre essas duas possibilidades de candidatura, mas que elas dependem de vários fatores, sendo a principal delas que os EUA apliquem uma sanção ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com a publicação, porém, o bateu martelo sobre sua possível volta ainda não foi batido. “Ele tem outra visão, né. Respeito. Mas no meu entendimento eu tenho afazeres ainda aqui nos EUA. Mas pretendo retornar, só não se sabe quando”, disse.

Eduardo está morando nos Estados Unidos desde março, quando se afastou do mandato alegando temer perder o passaporte por ordem de Moraes. Desde então, ele trabalha junto a integrantes do governo Donald Trump para sancionar o magistrado.

Uma das opções é impedir a entrada dele nos Estados Unidos. A outra é além de revogar o visto do ministro e aplicar sanções financeiras que signifiquem o fechamento de contas eventualmente abertas em nome do magistrado no país.

Eduardo e Ciro Nogueira se encontraram no sábado (10) em Nova York numa conversa que também teve a presença do presidente do União Brasil, Antonio Rueda. O deputado licenciado mora no Texas, passou por um evento em Miami na sexta-feira (9) e depois foi a Nova York só para a conversa.