POLÍTICA


Celso Sabino é expulso do União Brasil por desrespeito a decisão da sigla

Ministro do Turismo perdeu o mandato na legenda após manter cargo no governo mesmo após aviso de infidelidade partidária

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Depu

 

A comissão executiva nacional do União Brasil decidiu nesta segunda-feira (8) expulsar o ministro do Turismo, Celso Sabino, e cancelar sua filiação à sigla. A decisão ocorreu por unanimidade durante reunião realizada na sede do partido, em Brasília.

A saída de Sabino foi motivada por sua permanência no governo federal, atitude considerada contrária à determinação interna emitida em setembro, que exigia a desfiliação imediata de todos os filiados que ocupassem cargos no Executivo. Na ocasião, o partido havia dado prazo de 30 dias para a tomada da decisão.

Com a decisão, o diretório estadual do União Brasil no Pará será substituído por uma comissão executiva interventora, segundo informou a legenda.

Apesar da expulsão, Sabino não perde o mandato parlamentar, já que a desfiliação só o impede de continuar sendo membro da sigla, ele poderá se filiar a outra legenda, conforme previsão do tribunal eleitoral.

Leia a íntegra da nota do União Brasil:

Celso Sabino não integra mais os quadros do União Brasil

A Comissão Executiva Nacional do União Brasil decidiu, durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (8), pela expulsão com cancelamento de filiação do deputado federal e atual ministro do Turismo, Celso Sabino.

A expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal, em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados.

Atendendo a outra representação, a Comissão deliberou sobre a intervenção no Diretório Estadual do Pará, que passa a ser presidido por uma Comissão Executiva Interventora.