POLÍTICA


Carlos Bolsonaro renuncia ao cargo de vereador para concorrer ao Senado em 2026

Vereador afirmou mudança 'não é uma fuga', mas a 'continuidade de uma luta por liberdade, pela família'

Foto: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

 

O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (11) sua renúncia ao mandato durante discurso na tribuna da Câmara Municipal. Ele afirmou que vai para Santa Catarina, onde deve disputar uma cadeira no Senado Federal.

“Vou para Santa Catarina cumprir um chamado que não poderia realizar daqui. […] Levo comigo o Rio, sempre, mas agora preciso contribuir em outra trincheira, honrando tudo que aprendi e construí nesta cidade e agregando a todo um movimento nacional”, declarou.

O edil, que está no sétimo mandato consecutivo, afirmou que a mudança “não é uma fuga”, mas a “continuidade de uma luta por liberdade, pela família, pela soberania, por um Brasil que respeita seu povo, identidade e, principalmente, num momento tão conturbado no país, buscando equilíbrio entre os Poderes”.

Carlos também fez um balanço de suas mais de duas décadas na Casa e citou o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso em Brasília. “O presidente Jair Messias Bolsonaro, um homem que dedicou sua vida ao Brasil, hoje enfrenta uma vida injusta, fruta de um processo recheado de contradições, vícios e interpretações políticas”, disse.

No discurso, o vereador encerrou a fala afirmando que deixa o cargo com sentimento de dever cumprido. “Vou sentir falta desta tribuna, das discussões, dos amigos, das batalhas, das noites longas e dos dias turbulentos. Parto com a consciência tranquila, dei ao Rio o melhor que poderia oferecer. Onde quer que esteja, continuarei defendendo essa cidade, esse país e tudo aquilo que acredito”, concluiu.