POLÍTICA


Carla Zambelli é presa na Itália; deputada pode ser extraditada para o Brasil em 48 horas

Deputado italiano foi responsável por dizer o endereço da parlamentar à polícia italiana

Foto: Lula Marques/EBC

 

A deputada Carla Zambelli (PL) foi presa na Itália na tarde desta terça-feira (29), de acordo com o Ministério da Justiça. A parlamentar estava no país foragida do Brasil depois de ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por ser mandante da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O deputado italiano Angelo Bonelli utilizou o seu perfil na rede social X para contar que ele deu o endereço de Zambello para a polícia italiana. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.

O Ministério da Justiça brasileiro já havia solicitado a extradição da deputada, que estava na lista da Interpol. A expectativa é de que o governo italiano se manifeste sobre o andamento do pedido.

De acordo com o diretor geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, ao blog de Andreia Sadi, a parlamentar foi levada para uma delegacia italiana e as autoridades locais têm 48 horas para dar encaminhamento ao processo da deputada.

A decisão vai determinar a soltura, prisão domiciliar ou extradição de Zambelli. “A cooperação internacional foi fundamental, entre a PF e policia italiana pela adidância. Foi presa há instantes e levada para uma delegacia da policia italiana. Agora, tem 48 horas para a autoridade judiciária de lá dar encaminhamento. Se vai soltar, se vai extraditar, se vai ser prisão domiciliar”, disse Andrei Rodrigues, ao blog.